Pular para o conteúdo principal

TRABALHO: Seja um AGENTE DE SERVIÇOS e lucre intermediando contratos de trabalho


Na busca por um empreendimento adequado ao nosso perfil é sempre importante avaliarmos quais as nossas aptidões e talentos naturais. As vezes, habilidades cotidianas podem gerar ótimas oportunidades para se ganhar um bom dinheiro. Hoje vamos explorar a rede pessoal de relacionamentos de um indivíduo. Ou seja, o trabalho envolve a indicação de pessoas para a realização de serviços, assim como envolve a capacidade de se relacionar com muitas pessoas em busca de clientes em potencial.
Neste post vamos tratar da figura do: AGENTE DE SERVIÇOS também chamado de Agente, Intermediário ou até mesmo empreiteiro, que é uma pessoa cuja rotina é captar variados serviços e indicar os profissionais mais adequados a execução dos mesmos.
No Brasil este tipo de trabalho é mais popular na Construção Civil, onde até mesmo as construtoras contratam os serviços de EMPREITEIROS que terceirizam toda a mão de obra de uma determinada parte da obra. As pessoas físicas que os contratam podem até mesmo encomendar uma casa pronta, da fundação ao acabamento. Sendo que o contratante irá lidar comercialmente com o Agente de Serviços e raramente com um dos trabalhadores.
Outro setor que rende boas oportunidades é o turismo, onde é comum termos Agentes intermediários que oferecem desde um pacote com translado e locação de imóvel, até a oferta de serviços domésticos como: Cozinheira, arrumadeira e passeios turísticos.
Uma vez que não há uma caracterização formal deste trabalho, as formas de remuneração são também variadas, mas costumam se adequar (na maioria das vezes) a dois tipos:
Percentual sobre serviços
 - Nesta modalidade o Agente é remunerado com um percentual sobre o valor final contratado e varia numa faixa entre 10 % e 50%, onde o percentual menos tende a ficar com o agenciador, enquanto que o montante maior fica com o executor do serviço. Ressalte-se ainda que nesta modalidade, em caso da necessidade de emissão de notas e recibos, bem como os impostos inerentes ao contrato, serão de responsabilidade do executante e nunca do Agente.

Terceirização
 - Nesta modalidade o AGENTE é contratado para a execução de um determinado serviço e caberá a ele a contratação de mão de obra para tal ação. Neste caso, toda a demanda de notas, recibos e impostos serão de exclusiva responsabilidade do Agente. Quanto aos valores de remuneração e lucro, serão administrados caso a caso. Dependendo do setor em questão e do serviço contratado, há a possibilidade de ganhos até mesmo superiores a 100%. Haja vista, em casos de intermediação de locação de imóveis e serviços domésticos em períodos de alta temporada turística.

Quanto a legalização deste trabalho, a questão é um pouco controversa e dependerá muito da forma de trabalho adotada pelo Agente de Serviço. Caso opte por uma remuneração sobre percentuais, recomenda-se o MEI (CNPJ como Microempreendedor Individual). Já na condição de terceirização, dependendo do porte dos serviços pretendidos, será necessário uma consulta a um contador e considerar a abertura de uma Prestadora de Serviços ou a possibilidade de estabelecer uma Cooperativa de Trabalhadores.

VOCÊ AINDA NÃO ENTENDEU A EXTENSÃO DO QUE ESTOU FALANDO?

Esta modalidade de serviço é algo de amplo espectro e também pode ser considerada uma forma de negócio. Tudo vai depender de como você irá se posicionar no mercado de trabalho e de como conseguirá atender as demandas existentes em sua área de atuação.
Exemplos de negócio:
 - LOCAÇÃO DE CASA PARA TEMPORADA: Neste modelo de negócio, o Agente se antecipa ao período de procura e contata proprietários de imóveis em determinada região e acorda previamente os valores e condições de aluguel. Também forma um cadastro prévio de mão de obra qualificada para serviços de: limpeza (estilo camareira), cozinheira, carro com motorista para passeios. Além claro de pesquisar a região, a ponto de poder fazer uma boa propaganda do local e de enaltecer os pontos turísticos do local. Cumpridas estas etapas, o Agente fará a prospecção do local junto a suas redes sociais e através de anúncios. Ao obter um cliente fechará um contrato do "Terceirização".

 - CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DOMÉSTICOS: Nesta modalidade o Agente, fazendo uso de um cadastro prévio buscará clientes interessados em serviços domésticos, sejam eles: Cozinheiro, faxineiro, arrumadeira, babá, limpeza de piscina, cuidados de jardim, pequenas reformas de manutenção, etc. O habitual neste tipo é o percentual por serviço, onde essencialmente o agente age como um intermediário/facilitador e depois se afasta e deixa o cliente e o executor em contato direto para definirem as condições e valores finais do serviço. Claro que, nada impede o Agente de optar pelo modo de terceirização, caso ache mais interessante e lucrativo.

- MANUTENÇÃO E/OU REFORMA DE MORADIAS: Diretamente voltada para o setor de construção civil, tem uma grande demanda, embora envolva riscos tanto de segurança, quanto de qualidade de mão de obra, além de ser bastante complexa e específica na elaboração de custos e prazos. Normalmente realizada na modalidade de terceirização. Já envolve tamanho profissionalismo que mesmo os menores clientes exigem contratos e garantias, desde o inicio das conversações de negócio.

Finalizando, agradeço por sua e desde já faço votos para que esse artigo possa fazer a diferença em sua vida. Espero que as informações apresentadas lhe sejam úteis de alguma forma para que você consiga dar seus primeiros passos em uma nova oportunidade de trabalho e renda.
Se você tiver um tempinho deixe um comentário com sua opinião, críticas e sugestões para outras postagens.
Então, bons negócios e até breve…

 -

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO: Lavagem de Carros em Domicílio

Na hora de buscar uma oportunidade de trabalho é sempre importante avaliarmos quais as nossas aptidões e talentos. Sendo que, necessariamente não é preciso ser uma habilidade única, exótica e que somente você saiba fazer. As vezes, habilidades cotidianas podem gerar ótimas oportunidades para se ganhar um dinheiro. Vale lembrar que anos atrás surgiram os chamados "maridos de aluguel" que ainda hoje ofertam serviços variados de manutenção doméstica a domicílio, já há pouco tempo surgiu a oferta dos "churrasqueiros de aluguel" um desdobramento dos serviços de culinária à domicílio. Por sinal, você já deve ter notado que os serviços prestados na própria residência do cliente tem crescido consideravelmente nos últimos tempos, certo? Com relação a lavagem de carros (tema desta postagem!) não poderia ser diferente. Afinal, apesar de ser um serviço relativamente simples, de modo geral demanda tempo, esforço e se tiver de ser realizado com certa frequência, aca...

ARTIGO: SOCIE a rede social colaborativa que te paga apenas por usar

No artigo de hoje vamos conhecer a SOCIE , uma rede social que te paga por usar seus serviços. Bem, antes de prosseguirmos é bom trazermos certos esclarecimentos. Redes Sociais são espaços virtuais onde grupos de pessoas ou empresas se relacionam através do envio de mensagens e do compartilhamentos de conteúdos variados. Atualmente existem diferentes redes sociais, cada uma com um propósito e um público-alvo específico. Por exemplo: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, etc. Agora em 2019 surgiu a Socie , uma rede social colaborativa, ou seja, um espaço virtual que depende da prospecção de seus membros para efetivamente se tornar uma grande rede e mais rentável para todos os seus membros. A Socie é uma Rede Social diferenciada. Focada no ecommerce e no mercado de produtores e afiliados, onde  todo o conteúdo compartilhado será acessível para todos os participantes. Você sabe que o Facebook entrega apenas uma pequena porcentagem do que você publica lá, mas a socie ...

PRODUTO: Ganhe Dinheiro Com BOLO NO POTE

Nesta postagem, vamos te apresentar uma nova sugestão de produto gourmet : O BOLO NO POTE . Lembrando que se você ainda leu, vale a pena conferir nossa matéria sobre palha italiana .  A Confeitaria é realmente um setor incrível, sempre cheio de novidades e de muitas oportunidades. Logo, se você pretende iniciar um negócio próprio e lucrativo trabalhando em casa, seja para sair da crise ou para fazer uma renda extra, acredito que não exista maneira mais rápida e fácil do que começar a produzir e vender Bolos no Pote Gourmet ! Como já mencionei em outras ocasiões, aos micros e pequenos empreendedores recomenda-se ações de baixo investimento inicial e com perspectiva de lucros rápidos de crescimento gradual que é justamente o caso deste produto. Ou seja, assim como o começo de qualquer negócio, será preciso um pequeno investimento inicial para montar o negócio. Basicamente, restrito a ingredientes e embalagens.Também será necessário buscar algumas receitas que você irá produzi...