Na busca por um empreendimento adequado ao nosso perfil é sempre importante avaliarmos quais as nossas aptidões e talentos naturais. As vezes, habilidades cotidianas podem gerar ótimas oportunidades para se ganhar um bom dinheiro. Hoje vamos explorar a rede pessoal de relacionamentos de um indivíduo. Ou seja, o trabalho envolve a indicação de pessoas para a realização de serviços, assim como envolve a capacidade de se relacionar com muitas pessoas em busca de clientes em potencial.
Neste post vamos tratar da figura do: AGENTE DE SERVIÇOS também chamado de Agente, Intermediário ou até mesmo empreiteiro, que é uma pessoa cuja rotina é captar variados serviços e indicar os profissionais mais adequados a execução dos mesmos.
No Brasil este tipo de trabalho é mais popular na Construção Civil, onde até mesmo as construtoras contratam os serviços de EMPREITEIROS que terceirizam toda a mão de obra de uma determinada parte da obra. As pessoas físicas que os contratam podem até mesmo encomendar uma casa pronta, da fundação ao acabamento. Sendo que o contratante irá lidar comercialmente com o Agente de Serviços e raramente com um dos trabalhadores.
Outro setor que rende boas oportunidades é o turismo, onde é comum termos Agentes intermediários que oferecem desde um pacote com translado e locação de imóvel, até a oferta de serviços domésticos como: Cozinheira, arrumadeira e passeios turísticos.
Uma vez que não há uma caracterização formal deste trabalho, as formas de remuneração são também variadas, mas costumam se adequar (na maioria das vezes) a dois tipos:
Percentual sobre serviços
- Nesta modalidade o Agente é remunerado com um percentual sobre o valor final contratado e varia numa faixa entre 10 % e 50%, onde o percentual menos tende a ficar com o agenciador, enquanto que o montante maior fica com o executor do serviço. Ressalte-se ainda que nesta modalidade, em caso da necessidade de emissão de notas e recibos, bem como os impostos inerentes ao contrato, serão de responsabilidade do executante e nunca do Agente.
Terceirização
- Nesta modalidade o AGENTE é contratado para a execução de um determinado serviço e caberá a ele a contratação de mão de obra para tal ação. Neste caso, toda a demanda de notas, recibos e impostos serão de exclusiva responsabilidade do Agente. Quanto aos valores de remuneração e lucro, serão administrados caso a caso. Dependendo do setor em questão e do serviço contratado, há a possibilidade de ganhos até mesmo superiores a 100%. Haja vista, em casos de intermediação de locação de imóveis e serviços domésticos em períodos de alta temporada turística.
Quanto a legalização deste trabalho, a questão é um pouco controversa e dependerá muito da forma de trabalho adotada pelo Agente de Serviço. Caso opte por uma remuneração sobre percentuais, recomenda-se o MEI (CNPJ como Microempreendedor Individual). Já na condição de terceirização, dependendo do porte dos serviços pretendidos, será necessário uma consulta a um contador e considerar a abertura de uma Prestadora de Serviços ou a possibilidade de estabelecer uma Cooperativa de Trabalhadores.
VOCÊ AINDA NÃO ENTENDEU A EXTENSÃO DO QUE ESTOU FALANDO?
Esta modalidade de serviço é algo de amplo espectro e também pode ser considerada uma forma de negócio. Tudo vai depender de como você irá se posicionar no mercado de trabalho e de como conseguirá atender as demandas existentes em sua área de atuação.
Exemplos de negócio:
- LOCAÇÃO DE CASA PARA TEMPORADA: Neste modelo de negócio, o Agente se antecipa ao período de procura e contata proprietários de imóveis em determinada região e acorda previamente os valores e condições de aluguel. Também forma um cadastro prévio de mão de obra qualificada para serviços de: limpeza (estilo camareira), cozinheira, carro com motorista para passeios. Além claro de pesquisar a região, a ponto de poder fazer uma boa propaganda do local e de enaltecer os pontos turísticos do local. Cumpridas estas etapas, o Agente fará a prospecção do local junto a suas redes sociais e através de anúncios. Ao obter um cliente fechará um contrato do "Terceirização".
- CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DOMÉSTICOS: Nesta modalidade o Agente, fazendo uso de um cadastro prévio buscará clientes interessados em serviços domésticos, sejam eles: Cozinheiro, faxineiro, arrumadeira, babá, limpeza de piscina, cuidados de jardim, pequenas reformas de manutenção, etc. O habitual neste tipo é o percentual por serviço, onde essencialmente o agente age como um intermediário/facilitador e depois se afasta e deixa o cliente e o executor em contato direto para definirem as condições e valores finais do serviço. Claro que, nada impede o Agente de optar pelo modo de terceirização, caso ache mais interessante e lucrativo.
- MANUTENÇÃO E/OU REFORMA DE MORADIAS: Diretamente voltada para o setor de construção civil, tem uma grande demanda, embora envolva riscos tanto de segurança, quanto de qualidade de mão de obra, além de ser bastante complexa e específica na elaboração de custos e prazos. Normalmente realizada na modalidade de terceirização. Já envolve tamanho profissionalismo que mesmo os menores clientes exigem contratos e garantias, desde o inicio das conversações de negócio.
Finalizando, agradeço por sua e desde já faço votos para que esse artigo possa fazer a diferença em sua vida. Espero que as informações apresentadas lhe sejam úteis de alguma forma para que você consiga dar seus primeiros passos em uma nova oportunidade de trabalho e renda.
Se você tiver um tempinho deixe um comentário com sua opinião, críticas e sugestões para outras postagens.
Então, bons negócios e até breve…
-
Comentários
Postar um comentário